sábado, 12 de março de 2011

Três em quatro brasileiras com mais de 15 anos já engravidaram ao menos uma vez

Estudo realizado pela Fundação Perseu Abramo e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) apontou que três em cada quatro brasileiras - com 15 anos ou mais - já engravidaram ao menos uma vez na vida. Ainda de acordo com a pesquisa, 70% das mulheres brasileiras tiveram o primeiro filho entre 16 e 24 anos, enquanto 6% foram mães com mais de 30 anos. O título do trabalho é "Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado". O supervisor do levantamento e professor do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP), Gustavo Venturi, acredita que este panorama está relacionado aos "padrões culturais" entre os países. O material também destaca que 9% são virgens (com 15 anos ou mais).
"Países com o Produto Interno Bruto (PIB) mais elevado conseguiram postergar o índice de gravidez, embora, historicamente, era comum as mulheres terem filhos mais cedos", disse. E emendou: "Um dos papéis mais importantes da mulher na sociedade é de ser mãe. Em termos majoritários, as que têm mais de 30 anos, são solteiras e não têm filhos, são alvos de cobranças da sociedade".

Como exemplo, o professor comentou sobre uma pergunta durante o trabalho. Quando questionadas sobre "quais as melhores coisas de ser mulher", responderam espontaneamente algo relacionado a maternidades. "Foram 57% das mulheres, ou três em cada cinco, que valorizaram o papel social de casar e ter filhos", afirmou.
O professor ainda destacou a "expansão de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e a Aids". Segundo Venturi, esse aumento é em função da confiabilidade nos parceiros e na estabilidade do relacionamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário